segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Amistoso das Origens.


Aconteceu no último sábado em Ponta Grossa-PR o Amistoso das Origens.
Mais uma parte da comemoração do centenário do Coxa.
Muito provavelmente a melhor parte. Organização de primeira.

A história toda é o seguinte, lá pelos idos de 1909, a equipe de futebol do Clube Teuto Brasileiro foi convidada pelo Clube de Tiro de Ponta Grossa para disputar uma partida.
Comandados por Fritz Essenfelder, a alemoada pegou o trem e seguiu viagem rumo à primeira partida do Coritiba Football Club.

A ideia do pessoal de marketing do Coxa foi a seguinte - Vamos reviver esse momento tão importante para a memória do Coritiba.

Então um trem lotado de coxas-brancas saiu de Curitiba às 7hs da manhã de sábado com o mesmo destino que os fundadores do clube em 1909.
Foram 5hs [!!!] de viagem para percorrer pouco mais de 130km.
No trem, durante a viagem, conversas com grandes ídolos do passado alviverde.
Chegando em Ponta Grossa, hora de almoçar. Um restaurante inteiro fechado para o povo que não parava de cantar o[s] hino[s] do clube e outras músicas da torcida.
De lá para o estádio onde o time de masters do Coxa goleou os masters do Operário por 5x1 com direito a gol por cobertura de Reginaldo Nascimento [o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Coxa].
Num dos momentos mais emocionantes, um cidadão lá [não sei quem era] começou a levar para a torcida os pontagrossenses que jogaram no Coxa e apresentar: 'Esse aqui é fulano, tricampeão paranaense nos anos 60' e a torcida respondia: 'É campeão!!' e os olhos dos velhinhos se enchiam de lágrimas.
Como dizia a propaganda do evento, 'um dia inesquecível'.
Comemoração que também fez história.
Em 2109 o pessoal vai falar: Há 100 anos, lembrando o jogo histórico, 500 torcedores saíram de trem de Curitiba para fazer a festa!
Vamos vamos, meu verdão! Vamos não para de lutar! Vamos em busca da vitória, em busca da vitória, eu vim pra te apoiar, meu Coritiba!

4 comentários:

Ivan Grycuk disse...

Show de bola!!!

Essas comemorações - e fazer parte delas - são das melhores coisas no futebol!!

Parabéns aos 100 anos do Coxa!!

E que venha 2109!!

Douglas Nacif disse...

Minha primeira vez em seu blog, e gostei...Bonito layout!

Gostaria de fazer uma troca de links com seu blog! Se estiver afim, deixe um comentário em meu blog Papo de Buteco

Um forte abraço,

Douglas Nacif.

Gremista Fanático disse...

Pois é sempre bom ler essas historias do folclore de cada clube, e só espero que o Coritiba não tenha o desprazer de ser rebaixado no ano do seu centenario, eita gremista vira essa boca pra lá e bate 3 vezes na madeira, ahuahuahuahuahuahuahua.
abraços.

Saudações do Gremista Fanático

Anna Flávia disse...

Poxa, que massa. Imagina o quanto foi emocionante pra esses heróis do Coxa? Muito boa a idea. :)

Beijo.