terça-feira, 13 de abril de 2010

Futebol fora das quatro linhas

Vivemos no Brasil, país do futebol e da corrupção e atualmente parece que a segunda está ganhando de goleada do primeiro até nas discussões de botequim. Vou explicar.

Quando seu time perdeu da última vez, o que foi que você mais ouviu? "Time porcaria, defesa furada, goleiro frangueiro, técnico murrinha!!" ou "juiz ladrão, não deu pênalti, roubou, bandeirinha comprado, a expulsão foi injusta, não tava impedido, inventou aquela falta!!"

Pois é, parece que time nenhum mais perde porque jogou mal, perde porque o juiz é ladrão e existe um esquema pra favorecer o time A e prejudicar o time B. "Ah, Murdock, fácil falar isso, você é Flamengo, seu time tem sido favorecido..." Pois é, o Flamengo foi favorecido mesmo, não teve o artilheiro do Brasileiro, não tem os dois artilheiros do Estadual, não foi apontado desde o início do ano como um dos favoritos (sendo que ainda não ganhou nada).

Não importa se o jogo foi 27x0, teve um pênalti ali que o juiz não deu que poderia ter mudado a história do jogo quando estava só 5x0. O SPFC tem reclamado de que foi prejudicado contra o Santos, se não fosse a expulsão de sei-lá-quem a história era outra. Será que se o Marlon não tivesse feito sei lá o que que fez pra ser expulso, aí sim a história não era outra? Foi pênalti contra o Flamengo, a bola bateu na mão do Willians (não como parece pela TV, mas bateu) mas isso significa que o Vasco faria o gol? Que viraria o jogo? Que ganharia nos pênaltis? Se merecia ganhar, se foi tão superior como dizem, porque não fez 3, 4 gols no Flamengo. Fiquei aqui só em dois jogos desse fim de semana, mas dá pra listar vários outros.

Na quinta-feira o Flamengo deixou de ter dois pênaltis marcados contra o Universidad mas sabe o que eu acho? Que deixou de ganhar por culpa própria, fez dois gols na trombada, com raça, mas levou dois gols idiotas, não foram os pênaltis que fizeram diferença. Em 1995 vi o Flamengo perder o Estadual para o Fluminense com um gol de barriga do Renato Gaúcho num dos campeonatos mais disputados e lembrados dos últimos 20 anos. Curioso é que aquele gol, oficialmente, foi pro Aílton, que cruzou a bola (aliás, ele chutou a gol mesmo) mas o juiz não viu que ela bateu no Renato. Não importa, a pança era dele. Mas o interessante é que, pelo que vejo da cena, o Renato estava impedido! Nunca apareceu um tira-teima, outro ângulo, nada que desmentisse ou confirmasse o que penso. E daí? Sabem o que eu acho? Que o Fluminense mereceu aquele título. Ele chegou entrou no quadrangular final com 3 pontos a menos que o Flamengo e chegou à última rodada disputando o título (aquilo não foi uma final, era um quadrangular). O Flamengo, por sua vez, não ganhou um jogo sequer do Tricolor naquele campeonato! Nesse jogo ele estava perdendo por 2x0 e buscou o empate, não merecia perder, mas quem merecia o título era o Flu, e levou. Então, estando o Renato impedido ou não, dane-se, a justiça foi feita e o Flu levou. Foi doído pra mim na época, ainda dá raiva quando ouço os colegas tricolores lembrando a barrigada, mas nada que o tempo não acerte e hoje temos supremacia de títulos no Rio hehehe!!!

A última choradeira em cima de mutretas que tenho visto diz respeito ao Morumbi na Copa. Dirigentes acusam a CBF de querer boicotar o clube através da FIFA por ele não ter apoiado o candidato que o Ricardo Teixeira queria para o Clube dos 13, Kléber Leite, e os torcedores embarcam nessa. No texto do Rica Perrone ele fala que nenhum argumento técnico foi debatido e que a FIFA diz apenas que, para sediar a abertura da Copa, o Morumbi está devendo, não fala nada sobre ficar fora, não sediar jogo nenhum. Mas agora, se por algum motivo técnico, o estádio são-paulino ficar de fora, terá sido armação, mutreta, golpe, complô! O próprio Rica diz que há 30 anos o que se diz no SPFC sempre que o time perde é que houve armação, nunca existe uma derrota na bola.

Essa mania de ver armação em tudo está tirando a graça até de discutir futebol. O jogador ficou pra trás na era dos professores-doutores como diz o Calazans, agora até técnicos estão ficando pra trás porque é tudo armado previamente, com juízes, cartolas. Lembram da Copa de 1998, 2006? O Brasil também não perde mais na bola, perde porque houve jogador comprado, juiz vendido. Até o Timo Glock foi acusado de deixar o Hamilton ultrapassá-lo nas últimas curvas do GP Brasil de 2008 porque haveria um contrato para que ele fosse para a McLaren! Ignoram todo o histórico da corrida, pneus, etc. E o Grêmio ano passado, que não tinha ganho um jogo sequer fora de casa mas quando perdeu para o Flamengo estava entregando, todos os outros pontos conquistados pelo Rubro-Negro e perdidos pelos seus adversários foram esquecidos. E...

Ah, chega, esse papo é muito chato mesmo! Se você acha realmente que é tudo armado, que seu time não perde na bola, só para o juiz, faz o seguinte, deixa de fazer papel de mané e para de assistir futebol, por que só um mané pra ainda dar credibilidade a algo que ele sabe que está armado!

3 comentários:

Anna Flávia disse...

Haha, boa Murdock. :P

E eu nem tinha pensado nisso, mas agora que você falou vejo como faz sentido. Atualmente nenhum time perde porque jogou pouco, é tudo culpa do juiz, do bandeirinha... Tudo bem que às vezes é mesmo, mas não sempre.

Ótimo texto, ótimas observações.

Beijo

J.F. de Souza disse...

De fato, desde que a politicagem entrou nas discussões de futebol, a parada ficou chaaaaaaaaata...

Destaco que sou sãopaulino e gosto é de discutir futebol, e não gosto nada de política!

1[]!

Matheus Marques disse...

Ótimo texto! Ultimamente tenho entrado em várias discussões sobre futebol que acabam tomando esse viés, "será então que tudo é armado?".
Os argumentos foram muito bem postos.
E o parágrafo conclusivo foi impecável.