quarta-feira, 23 de novembro de 2011

As estrelas de cada time

Olhe para o escudo do seu time, serve no uniforme, a bandeira. Ele tem estrelas? Você sabe o que elas significam?

No Brasil não existem regras para se colocar estrelas na camisa. Enquanto na Itália um time só pode ostentar uma estrela o time que ganha dez vezes o Campeonato Italiano, aqui o clube determina quem ou o que será homenageado com uma estrela. Então vamos ver algumas, provavelmente você vai se surpreender.


Botafogo:
A Estrela Solitária nem sempre foi sozinha. Por alguns anos ela teve a companhia de quatro estrelas douradas homenageando o tetracampeonato estadual do time, em 2003 foi decidido que a única estrela que representa o clube é a do escudo.



Flamengo:

Até 2001 o escudo do Flamengo trazia três estrelas brancas homenageando os três tricampeonatos estaduais conquistados pelo time até então. A partir daí foi acrescentada mais uma para o quarto tricampeonato conquistado em 1999, 2000, 2001 e também uma dourada para o título mundial de 1981. Mais tarde as estrelas brancas foram abandonadas e hoje o time usa apenas a estrela dourada.


Fluminense:

As três estrelas representam também três tricampeonatos conquistados pelo Clube das Laranjeiras. O tetracampeonato obtido entre 1906 e 1909 não estão contemplados.


Grêmio:

A bandeira do Grêmio traz uma estrela dourada. Alguns torcedores pensam que ela simboliza o campeonato mundial conquistado em 1983 pelo clube gaúcho mas na verdade ela é uma homenagem ao lateral esquerdo Everaldo, o representante do Grêmio na mítica Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1970. Atualmente existem também estrelas de prata representando títulos continentais e estrelas de bronze representando os títulos nacionais.


São Paulo:

Suas três estrelas vermelhas representam os títulos mundiais conquistados pelo tricolor paulista. As duas estrelas douradas representam os recordes mundiais de Adhemar Ferreira da Silva obtidos nas Olimpíadas de 1952 e no Panamericano de 1955.


Santos:
As duas estrelas na camisa representam os dois títulos mundiais de 1962 e 1963. Será que vem outra estrela para o ano que vem?

Vasco:
O time da colina ostenta atualmente oito estrelas em seu uniforme. As estrelas homenagevam o título de terra e mar conquistado pelo clube (não lembro o ano mas atualmente isso é bem menos relevante), o título sulamericano de 1949 e o Campeonato Brasileiro de 1974. Com as conquistas de 1997, 1998 e 2001, o clube adicionou mais estrelas mas confesso não saber de onde vieram as oito!


Alguma ficou de fora? Sabe o que significam as estrelas do seu time? Não valem as do Cruzeiro! Particularmente acho legal a história do Grêmio homenagear um ex-jogador. Apesar de ficar a pergunta "por que esse e não aquele?", colocar um tipo de estrela para cada título pode fazer a camisa do clube virar uma fantasia de carnaval que não necessariamente fará jus aos seus títulos.

PS
Juro que uma vez li que as quatro estrelas que o Botafogo usou até pouco tempo em seu uniforme homenageavam quatro jogadores do clube que foram para a Segunda Guerra mas não lembro e não encontro onde li essa informação. Só o que acho é que era uma homenagem ao tetracampeonato estadual do time. Uma pena, achava a história dos jogadores-soldados mais legal.

Fonte: Sites dos clubes.

2 comentários:

Anna Flávia disse...

Acho que deveria ser adotado um critério. Estrela para recorde mundial? E título que um jogador específico ganhou? É muito aleatório.

A camisa do Corinthians vai ficar sem estrelas e eu achei certo.

Muito massa o post, Daniel.


Beijo

Murdock disse...

É aquilo, naquele momento o título foi importante, o clube quis homenagear e botou uma estrela. Exemplo disso é o campeão de terra e mar do Vasco, em uma época em que as maiores disputas eram os estaduais de remo e futebol.