quarta-feira, 3 de abril de 2013

Bandeirão para a folha de pagamento

Alguém já viu? Pois é, ninguém. Essa ironia foi dita pelo Arthur Muhlemberg, que escreve o blog do torcedor do Flamengo na Globo.com. Qual foi a piada?

Bom, o rubro-negro passa por uma situação complicada no Campeonato Carioca e a torcida já mostra insatisfação com isso. A nova diretoria foi eleita com a promessa de acertar as contas do clube, com isso já dispensou as equipes profissionais de natação, ginástica olímpica e judô causando polêmica e recentemente trocou Dorival Jr por Jorginho que aceitou um salário menor.

No começo do ano o que se falava entre a torcida era "esse começo não vai valer de nada, o time está em preparação, a diretoria quer acertar as contas". Começa o campeonato e o time vai invicto para a semifinal com o Botafogo, a torcida está empolgada e uma derrota nesse jogo junto com maus resultados na Taça Rio mudou todo o cenário, agora o time em formação é um bando de mulambo e a mesma imprensa que apoiava a seriedade administrativa cai de pau (sobre a imprensa, o papel dela foi bem descrito pelo Rica Perrone nesse post).

Então o Flamengo tem uma diretoria pensando em equilibrar as contas do clube mas uma torcida que não está disposta a pagar um preço que pode ser mais caro que o do Sócio Torcedor. O programa, aliás, foi lançado, coincidência ou não, no mesmo dia que o clube divulgou sua certidão negativa o que pode ter estimulado muita gente a se associar. Esse desbalanço entre administração e torcida podem levar o clube a péssimos resultados nos próximos campeonatos causando uma insatisfação dos torcedores o que levará (ou não) a administração a fazer contratações mirabolantes para tentar remediar a situação assumindo custos acima dos permitidos jogando por água abaixo a sobriedade administrativa do começo. Ou então a diretoria mantém a linha, o clube acerta suas contas mas o futebol se afunda e a chapa sairá derrotada nas próximas eleições sem talvez sequer cumprir o que pretendia.

A última administração pareceu perdida nesta balança, não conseguiu resultados em campo e nem financeiros deixando o clube mais endividado e o time com uma campanha terrível no último Brasileirão.

Clubes do mundo todo esvaziam os caixas em busca de grandes jogadores, títulos e nisso seus administradores se assemelham muito aos políticos brasileiros que fazem maquiagem nos problemas enquanto o verdadeiro buraco é coberto por uma grossa camada de confete.

Nenhum comentário: