segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Briga entre Torcidas



Até quando vamos ver estas cenas pelos estádios do Brasil?
Foto de Wildes Barbosa/O Popular
Foto de Wildes Barbosa/ O Popular

      As vésperas de uma Copa do Mundo o país-sede apresenta ao Mundo cenas como estas, e o pior não aponta punições severas e eficientes a torcedores nem aos clubes, e isso se torna comum dentro dos principais estádios brasileiros.
      Não precisamos voltar muito no tempo, o ano de 2013 foi marcado por fatos como este. Logo no inicio do ano, na primeira partida do Corinthians pela Libertadores em Oruro na Bolivia, torcedores corintianos na comemoração de seu gol lançaram um rojão que acabou atingindo um garoto do time adversário que faleceu no local. Alguns torcedores foram presos, o Corinthians a princípio foi punido pela Comebol, que logo depois diminuiu a pena.
      Alguns meses se passaram e a cena triste desta vez foi no estádio Mané Garrincha, em Brasilia, no jogo entre Vasco e Corinthians. Torcidas organizadas se enfrentaram e assustaram pessoas de bem que estavam com suas famílias assistindo ao jogo. Torcedores que estavam em Oruro foram identificados também nesta briga e promessas de punições aos dois clubes, que no inicio ficaram suspensos de alguns jogos sem torcida mas que depois esta pena foi reduzida.
      E quando esta briga acontece entre as torcidas do mesmo time? Isto não era pra acontecer, mas organizadas rivais do Cruzeiro, estragaram a festa do título Brasileiro, conquistado brilhantemente pelo time celeste. Na ocasião, o Cruzeiro recebia o Bahia no Mineirão e já era campeão antecipado. A diretoria preparou uma festa para os torcedores depois do jogo, mas teve de cancelar por causa da briga das torcidas. Mais uma vez assustou torcedores do bem e famílias que insistem em ir aos estádios. Nem o Cruzeiro nem os torcedores foram punidos. Apenas o presidente do Cruzeiro que disse que não vai mais apoiar este tipo de torcida. Ah se todos fizessem como ele!

      Para fechar o ano e o Campeonato Brasileiro, torcedores de Vasco e Atlético-PR, protagonizaram uma das brigas mais horríveis transmitidas pela TV brasileira. O jogo era de muita importância para o Vasco e estava sendo assistido por boa parte do Brasil. Torcedores de Vasco e Atlético se enfrentaram em verdadeira batalha, com cenas fortíssimas, que chocam todas as vezes que são repetidas. Estas cenas correram o Mundo, e questionaram a segurança dos estádios brasileiros durante a Copa.
Alguns torcedores de Vasco e Atlético foram identificados e presos, os clubes sofreram uma punição severa. A punição dos clubes ainda não surtiu nenhum efeito pois o campeonato Brasileiro ainda não começou, mas não se estranhem se forem reduzidas pela metade.

      Agora, este fim de semana é a vez de Goiás e Vila Nova,(como mostrado nas fotos acima) pelo campeonato Goiano torcedores do mesmo time se enfrentando. Tanto do lado do Goiás como do Vila Nova, houve confrontos entre os seus torcedores. Estas duas torcidas sempre protagonizam cenas deste tipo, tornando o clássico muito violento.

      O que chama a atenção é que parece que não há uma vontade de punir e evitar que estas brigas voltem a acontecer. Os clubes, ajudam as organizadas, dando ingressos e financiando esses brigões acabam espantando os torcedores do estádio, e cobram caro dos torcedores que ainda insistem em pagar pra ir. Será que estas torcidas que aprontam tanto, pagam os ingressos quarta e domingo? E os deslocamentos? Viagens internacionais e hospedagens?

Não sou contra o clube “facilitar” a ida de torcedores ao estádio, afim de pressionar o adversário e fazer a diferença. Levar torcedores aonde vão jogar também é válido, para serem representados em todos os lugares. Mas cadastrar estes torcedores, saberem suas fichas criminais e acompanharem seus envolvimentos em confusões ajudaria a evitar estas cenas.

Boa semana.